terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ex-Amor


Na busca de variações do romantismo chegamos à sua total ausência materializada em pessoa, a saber, a EX. Só mesmo um grande poeta, longe desse que vos escreve, consegue criar poesia e romance sobre a criatura que carrega a abreviação de Extermínio da Paz.

Já que o escrevinhador não da conta da poesia, vamos à ironia. Certo amigo costuma falar que “EX boa é EX longe” e com raras exceções, a dita cuja é sim sinônimo de sofrimento, decepção, choro, angústia, depressão, pressão, entre outros e tudo isso aliado a um grande sentimento de perda.

Se criassem uma bolsa de valores de sentimentos de perda, tinha gente falida todo dia. Pessoas que investiram uma vida toda em ações nobres como atenção, carinho, respeito e dedicação até ações corriqueiras como presentes de aniversário, natal e ano novo, são surpreendidas pela quebra dos mercados amorosos.

Nessa linguagem mercadológica tão comum nesses dias, é como se criassem uma bolha em torno do investimento que uma hora ou outra estoura. É a coisa de supervalorizar o que não tem valor.

Inexperiência do investidor? Falta de preparo? Pode ser, mas nem sempre o investimento é de risco, inicialmente pode parecer seguro e com boas referências das agências de avaliação, mas durante o processo de maturação, as coisas vão tomando um rumo anti-romantismo, que convenhamos, a humanidade ainda não conseguiu explicar, apenas falar, através de crônicas irônicas como essa.

De resto, bons conselhos como: acreditar em Deus, manter-se afastado (inclusive virtualmente), respeitar o luto do romance e ser forte ao vê-la com outro, são sempre bons de serem lembrados, porém, é bom ressaltar também que nesses casos, falar é sempre mais fácil que fazer.

17 comentários:

  1. kkkkkkkkk
    amei!!!
    Provando mais uma vez q é um ótimo "escrevinhador".;p

    ResponderExcluir
  2. Mt boa a crônica.. Parabéns!!
    Boa a comparação entre os investimentos.. kkk³

    ResponderExcluir
  3. "É a coisa de supervalorizar o que não tem valor." Uma hora eu aprendo... quando conseguir olhar pro céu e pensar apenas se o carneiro comeu a rosa.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Fabiana! Vc foi fundo agora! Me trouxe ótimas recordações dessa leitura mágica.

    ResponderExcluir
  5. Thais, toda vez que leio interpreto as metáforas de modo diferente. "Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas."
    E vamos suportando a distância de quem nos cativa.

    ResponderExcluir
  6. Realmente. As vezes que li sempre me deram variadas impressões, também pq em cada leitura estamos num momento diferente da vida. E sempre fico feliz em encontrar alguém q tenha também se encantado com essa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o segnificado da Palavra EX - Extermínio da Paz!!

    Por isso q se diz: Só e boa enqunto e d gente, depois q virar EX já era a paz de um cidadão!!!!

    ResponderExcluir
  8. Seria mais lindo ainda se tudo que tivesse escrito doesse menos....

    =/

    ResponderExcluir
  9. Fácil, expressar as emoções quando não se viveu do outro lado da moeda né amigo, e mais... quando VC REAMENTE INVESTE NA RELAÇÃO, HÁ 100% DE RAZÃO... RSRSRSRSRSRS

    Até rimou... rssrsrsrsr


    Vc está redigindo a cada dia melhor viu, futuro jornalista!

    rsrsrsrsrs

    Parabéns.......

    Neiry Costa

    ResponderExcluir
  10. Mas um alívio para as inchações nas articulações do cotovelo é um chopp com um amigo na Água na Boca. Tu já segurou a minha peteca numa dessas noites sofríveis por conta de ex. Valeu, chegado.

    ResponderExcluir
  11. POis é Neyre e Clara, a dor é o que há de comum, mas aí ja seria outro texto, né não? Fiquem à vontade, adoraríamos lê-las =)
    "ridendo castigat moris"

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom! É um risco real e provável que aconteça a qualquer ser que se atreve a "investir nesse mercado"! Já pensou se fizéssemos de fato um esquema de referências dos ex para basear escolhas futuras? Acho que ninguém escaparia, hora estamos de um lado, ora do outro!

    ResponderExcluir
  14. Ah, fala sério, a amizade permance!!

    (EU TO BRINCANDO, TÁ?)

    HAHAHA

    E como o próprio Ulisses já me disse uma vez: "O que estraga um relacionamento, é o anterior"

    =)

    ResponderExcluir
  15. bela crônica, uma constatação real da tragédia conjugal, Ex é sempre um ET que nos tras medo e panico nas noites frias e vazias. Mas a lembrnça de um ex relacionamento é uma ilusão, tudo o q vc se lembra são os carinhos e afetos, enquanto nem se lembra o porque tudo aquilo acabou...

    ResponderExcluir
  16. Muito boa sua crônica..gostei...mas estava mais para um desabafo hein...huahuahuha...brincadeirinha..beijos..e Parabéns você escreve muito bem!!

    ResponderExcluir