terça-feira, 27 de julho de 2010

A volta

Texto pessoal e sincerista

Dia desses tava assistindo a um filme, um documentário feito na Ilha de Cuba, retratando a vida de dez pessoas. Seu dia-dia, seus sonhos, seus medos. Numa das últimas cenas, uma moça diz: meu maior sonho é viajar pra poder voltar.

Isso de "poder voltar" demorou a fazer sentido na minha cabeça. Porque voltar costuma ser a parte menos esperada de viajar.

E então meu namorado precisou viajar. Dez dias longe do lugar ao qual ele pertence, ou seja, meu peito. Tudo bem, a ladainha da distância vocês já conhecem, já postei meu lamento nesta confraria anteriormente. Mas o que me chamou a atenção, dessa vez, foi justamente a volta.

É que eu entendi o que ela quis dizer com "viajar para poder voltar". Entendi do meu jeito, do jeito que me interessa, obviamente. Entendi que muito embora a ausência seja terrível e tenha doído todos os dias, quando ele voltou foi...glorioso.

Ele voltou com um livro de tiras do Snoopy pra mim, com uma dedicatória tão certeira que, na hora, me tirou o ar. Ele voltou com a barba por fazer. Ele voltou com tanto amor no abraço que me deu vontade de não sair dali nunca mais. Ele voltou com o olhar faminto.

Entendi o quanto voltar é magnífico. Pelo menos pra mim foi. Matar a saudade dos cheiros, redecorar os gestos, recuperar os sabores...e ficar com uma canção de retorno na cabeça por dias, e dias, e dias...ter minha casa de volta.

"Você voltou, meu amor, alegria que me deu..."

6 comentários:

  1. Adoro seus textos sinceristas....Bravo!

    ResponderExcluir
  2. Como disse no twitter: quando a Dani diz que seu texto é "pessoal e sincerista", te segura na cadeira, malandro! Vem coisa fina por aí.

    ResponderExcluir
  3. Matar a saudade dos cheiros, redecorar os gestos, recuperar os sabores...e ficar com uma canção de retorno na cabeça por dias, e dias, e dias...ter minha casa de volta.

    FO-DA!

    ResponderExcluir
  4. Mais "universal" impossível! parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Daniela,

    Que texto lindo, lindo, lindo!
    Tb sou uma entre os últimos românticos do mundo!
    Virei seguidora... Amei o blog!

    Bjokas!

    ResponderExcluir