sábado, 24 de julho de 2010

Autoajuda

Circulam por aí pelo menos 238 mil manuais de orientação comportamental relacionados ao amor. O sucesso da autoajuda, que nada mas é do que a ajuda de quem escreve, é prova de que o povo anda meio desorientado na atitude de amar.

Também, pudera! Não é nada fácil conciliar orientações populares como “você planta o que você colhe” com outras mais modernas, tipo: “ame primeiro a si próprio” ou ainda “o segredo é cuidar do jardim que as borboletas se achegarão”.

Muita coisa mudou desde a época dos nossos avós, mas um desejo continua intacto em cada ser vivo financeiramente independente (ou não): encontrar a tampa da panela, a batida perfeita, o par hollywoodiano, o amor da sua vida.

Esse ideal romântico, que costuma excluir as imperfeições, está presente no íntimo de cada pessoa emocionalmente ativa, inclusive daqueles que negam veementemente a monogamia e a capacidade humana de cuidar do próximo.

Mesmo após inúmeras desilusões, o desejo pelo par perfeito costuma ganhar uma sobrevida unida à esperança de encontrar, materializado em outrem, a paz, o carinho e o respeito de que se acham merecedores.

Dentre os 238 mil manuais podemos pinçar um interessante, que diz mais ou menos assim: “não espere a ação do próximo para fazer a sua parte”. Resumindo: se quer mesmo uma boa tampa, pode começar sendo uma panela perfeita.

5 comentários:

  1. Pra que ir atrás de um desses 238 mil manuais se temos esse blog q nos oferece tão boas leituras como essa?! Valeu, Ulisses! ;D

    ResponderExcluir
  2. esse: cuidar do jardim pra que venham as borboletas é nisso que eu me sustento kkkkkkk pra que minha amada chegue um dia.

    hahahahahaa

    mas, esse blog está de parabéns... é uma leitura muito agradável.

    sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto *-*
    Parabéns, ótimo blog ;]

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!! Interessante, inclusive já encontrei a "a tampa da minha panela"...hauhuhaha...Parabéns pelo texto.
    =**

    ResponderExcluir