domingo, 9 de maio de 2010

O Calendário

Ganhei um belíssimo calendário, fruto de uma viagem que uma amiga fizera a África. Seu presente decora a pálida parede amarela do meu quarto e o formato requer que todo mês eu vire sua página verticalmente, e mude a foto ilustrativa.

O fato é que essa mudança está sendo cada vez mais rápida. Em instantes o filhote de leopardo deu lugar ao gigante elefante, e não me lembro de em nenhum momento ter consultado o fim de semana de lua cheia, ou que dia era 14.

O exercício de escrever sobre coisas tão complexas (e que de antemão me considero ignorante) como relacionamentos, paixão, amor e a busca da felicidade, tem me feito desenvolver uma qualidade essencial: a atenção.

O estado de alerta está acionado! Vejo os detalhes das mãos dadas, a resposta ríspida do casal em crise, as premonições dos especialistas em relação alheia, a beleza do romantismo na praça, os dias que passam voando, e observo ainda, com ar de desaprovação, a senhora Rotina com sua fantasia de morte.

Mas o alerta tem andado junto com a paciência, com a sabedoria adquirida de que tudo, de uma forma ou de outra, acaba se ajeitando, de saber que as soluções fáceis não existem e que cada minuto tem seu valor.

Ao perceber que tudo é feito de pequenos grandes detalhes, faço a opção de digitalizar cada pensamento, memorizar intenções e tentar de alguma forma transmitir emoções. Não posso prever quanto tempo durará esse estado de alerta, ou até quando cultivarei a sábia paciência, mas ao compartilhar idéias, aprendendo a utilizar os mais variados métodos e linguagens, tenho a impressão de que presencio, na verdade, um estado de espírito.

Nesse instante volto ao calendário, e folheio as figuras dos meses anteriores, por sinal, todas muito belas e diferentes. Descubro assim, que por mais que a velocidade do tempo me assuste, nada impede que eu recapitule os meses anteriores, admire, e logo após volte ao presente.

2 comentários:

  1. Observações interessantes. Tenho que acionar meu estado de alerta também. É sempre bom estar atento a esses "pequenos grandes detalhes".
    =*

    ResponderExcluir
  2. que lindo texto cabeção! "pequenos detalhes".. dificeis, mais para grandes poetas e amantes das letras, fica cada vez mais fácil, tá sendo assim?
    =**

    ResponderExcluir