domingo, 24 de julho de 2011

Dicas de um bom papo: Rio Acre


O glamour do rio



“Nem Deus afunda o Titanic” disseram alguns comandantes, provavelmente sob efeito de muito vinho e/ou espumantes, em 15 de Abril de 1912. Mal imaginavam eles, ao descer profundamente em algum ponto gelado do atlântico, que um século depois seriam homenageados na capital do Acre, em águas federais brasileiras.



O “Flutanic”, palavra oriunda da mistura de “Flutuante” com “Titanic”, que usarei aqui para substituir o mal entendido apelido, é reconhecidamente o maior ponto turístico-noturno de Rio Branco. Apesar dos concorrentes crescerem como o capim de calçada, (inúmeras boates, pubs, e botequins chinfrins) o Flutanic não perde seu status de “barquinho do amor”, nas águas do rio barrento.




Há quem prefira freqüentá-lo quando o rio está cheio, pois a distância da escadaria até a balsa é menor, e os riscos pós-bebedeira diminuem cerca de0,5%. Outros desconsideram as estatísticas, e se concentram no forró, na cerveja barata, nas danças, e ainda há quem fique curtindo a bela paisagem beira-rio, bem ao estilo “sem-frescura” – “manda mais uma”, e segue o jogo.


O rio Acre é “território” federal, supomos então, que o Flutanic seja o mais brasileiro dos bares acreanos, aliás, é restaurante também. No sobe e desce do rio, tem oferecido aos visitantes o lazer no lugar feito para ser transporte, pode ser que seja esse o segredo do sucesso. E não duvide desse sucesso que já ultrapassa o bairro da base, a capital, o Brasil, o mundo. Ilustrado com a conhecida história do um famoso cantor de rock, que ao chegar a Rio Branco, perguntou ao motorista – Onde fica mesmo o Putanic? (Errrg.. escapou..)

3 comentários:

  1. Gente, alguém precisa pesquisar e escrever sobre as histórias de amor que começaram ou terminaram no (ou por conta do) Flutuante! Eu mesma: quando criança, almoçava lá com meus pais aos fins de semana e, uma vez, andei de jetski com um sujeito lá e fiquei super apaixonadinha por ele (aqueles amores platônicos de quando a gnt é criança, sabe?) hahaha; e também já fiz DR (discutindo a relação) por lá; vi e vivi cenas de ciúmes; e, todo mundo deve conhecer alguém que já foi "afogar" as mágoas por lá... Bom, seja como for, vida longa ao Flutuante, bar que faz/fez parte da vida de várias gerações de rio-branquenses, das mais variadas tribos!

    ResponderExcluir
  2. não acredita que você não fosse comentar a do "putanic" hehehehe...
    altos rock'n'roll eu compareci lá.
    ou seja, além de tudo isso, ainda é eclético! :)

    ResponderExcluir
  3. acabei de enviar um texto pro email dos convidados! :)

    ResponderExcluir