quinta-feira, 25 de março de 2010

“Uma única pessoa é um universo infinito, pronto para ser explorado todos os dias, até o fim da vida.”

Estava trabalhando em campo, quando esse pensamento acima abrolhou. Ultimamente tenho aos poucos voltado a escrever e isso tem me abarrotado de alegria. Voltei a andar com uma pequena caderneta e lápis, coisas de quem não tem boa memória e não quer deixar fugir as boas idéias.

Estava adentrando em um bairro bastante periférico, quando deparei-me com algumas prostitutas. Dei bom dia e pedi algumas informações, elas foram atenciosas. Logo depois lembrei uma historia que uma amiga relatou, que contava que seus avós durante todo o casamento, depois de 8 filhos, faziam sexo de 3 a 4 vezes por semana, isso depois dos 45 anos de casamento.

Dizia ela (minha amiga), que ele (seu avô) falava para seus filhos: “nunca queira mais de uma mulher, pois, o homem que ama apenas uma e com ela fica até a morte, conhece mais de mulheres que o macho que deitou com centenas”.

Logo pensei, aquelas garotas (prostitutas), assim como alguns amigos, que todo fim de semana estão “pegando” alguém diferente, conhecem machos e fêmeas, mas nunca conheceram homens e mulheres. Conhecem sexo, mas nunca amor. Sabem tudo sobre posições sexuais, mas nunca fizeram amor.

Aprendemos a ser pessoas superficiais em uma das áreas mais importantes da nossa vida, no relacionar e no construir de uma família. Viramos uma reprodução ideológica de uma cultura “sofisticada” que prega a desvalorização do conhecer e amar. Se estivesse enganado, você saberia responder com toda propriedade, quais sonhos, problemas e ambições aquela pessoa, que você “ficou” por último, possui. Mas isso não é importante, afinal era só um fica.

Esse “ficar” ta indo bem mais além. Hoje em dia temos os amigos ficantes, irmãos ficantes, pais ficantes. Ninguém sabe mais nada sobre ninguém. A moda é aproveitar o momento e que se danem as responsabilidades, pois, ser responsável nos relacionamentos acarreta fidelidade para com outro.

Nos últimos meses tenho conhecido bastantes casais, que tiveram a felicidade de casar virgens e que durante sua vida de casado, apesar dos problemas, da pra perceber uma ligação tão íntima e profunda, que ali, já não existem mais dois corpos, mas apenas um. No agir, no criar dos filhos, nas decisões, nas crises e na morte.

Escrevemos poemas, contos, descrições e observações, relatos da vida real. Mas será que ser romântico se resume a isso? Não me considero romântico, mas se um dia eu conseguir chegar lá, será apenas para ela. No singular, no particular, no conhecer, no viver, no compartilhar. Quero ser romântico no mundo dela e não para o mundo.

Esse é um dos grandes problemas dos nossos dias, não tivemos pais apaixonados, românticos, amantes, fieis um com o outro para nos dar o exemplo. Mas, podemos mudar essa realidade para nossos filhos.

11 comentários:

  1. Isnard, você entendeu a essência do "amor de verdade". Agora lanço-te um desafio: escrever aqui a história de um casal que esperou pra gostar, construiu em torno de si o cordão de três dobras (creio que vc sabe o que significa) e permanece um apesar das intempéries. Não é difícil de achar, é?

    ResponderExcluir
  2. Lindooooo! O avô da sua amiga certamente era um homem muito sábio! Bom seria se todos pensassem assim. E eu quero ensinar isso tbm ao/s meu/s filho/s.

    ResponderExcluir
  3. excelente! concordo com cada palavra!
    bravo!

    ResponderExcluir
  4. Realmente Fabiana, é muito difícil achar alguém para a vida toda, porém, mais difícil é ser essa pessoa especial. Será que estamos preparados ou educados para isso? :)

    Valeu pelos comentários.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto Isnard, não sabia que escrevia tão bem. parabéns!
    Falou de amor de uma forma atual. Acho que estamos desaprendendo a amar, as modernas relações pessoais facilitam as coisas,para isso exilam o Amor verdadeiro,que se torna cada vez mais precioso.

    ResponderExcluir
  6. O único elogio que penso no momento é: queria de qualquer forma ter escrito esse teu texto. Genial mesmo. Um dos melhores que já li aqui, e olha que a galera manda bem.

    ResponderExcluir
  7. Vc ñ é romântico? Deixe de modéstia rpz.. Me atrevo a dizer q acabas de ditar um novo ritmo para esse blog.. parabens! deveras uma mensagem muito consistente... =)

    ResponderExcluir
  8. MINHA NOSSA!ISSO MERECE TODA A CAIXA ALTA DO MUNDO...DEPOIS DO ABALO QUE SOFRI LENDO ROMÂNTICO A LA MACONDO ME ACHEI MEIO PERDIDA E SEM REFERÊNCIAS, MAS CONSEGUI ME RECUPERAR LENDO SEU TEXTO, É PROVÁVEL QUE AGORA PRECISE DE DOSES DIÁRIAS, ENTÃO TRATE DE PROVIDENCIAR OUTROS. JÁ NÃO PRECISO ESCREVER SOBRE O QUE É SER ROMÂNTICO, POIS VC DEFINE MUITO BEM TUDO ISSO. NEM PRECISO DIZER QUE TUDO É LINDO DEMAIS E VERDADEIRO. PARABÉNS!!!!!
    VIVA O ULTIMO ROMÂNTICO...OPS!OS ULTIMOS....

    ResponderExcluir
  9. "Não me considero romântico, mas se um dia eu conseguir chegar lá, será apenas para ela. No singular, no particular, no conhecer, no viver, no compartilhar. Quero ser romântico no mundo dela e não para o mundo".

    Como é que eu vou postar aqui depois disso????

    ResponderExcluir
  10. Assim que terminei de ler esse texto, pensei como o Helder: Era o texto que gostaria de ter escrito... Dá um pouco de frustração, por conta disso.... mas, muito mais alegria de saber que ainda existem pessoas que compartilham dessa idéia! PARABÉNS! Vou passar ai pra te dar o abraço pessoalmente, Isnard! Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Isnard, não creio que alguém esteja preparado antes de escontrar alguém que o faça querer ser uma pessoa melhor. É a relação com quem se ama que ajuda a nos definir. Cresci acreditando que os homens, mesmo amando e vivendo com a pessoa certa, não podem ser fiéis. Mais tarde descobri que as pessoam são capazes de passar por cima de quem quer que seja por causa dos sentimentos.
    Ler seu texto cheio de princípios cristãos ajuda a perceber que quase sempre vemos e agimos apenas de uma forma, a da maioria, em detrimento do que pode ser bom, leal, puro, respeitoso, fiel. Posso falar por mim: não fui bem educada na área amorosa, mas estou corrigindo alguns equívocos.

    Abraço.

    ResponderExcluir