segunda-feira, 8 de março de 2010

Turismo Amoroso


O amor é um fogo que arde sem se ver. Usamos essa máxima de Camões para justificar a análise de um segmento econômico ainda não estudado: O turismo amoroso. Diversos outros já têm suas denominações catalogadas, com números fixos, previsões de taxas de crescimento, essas coisas bem objetivas que são exibidas nos jornais e aprendemos a gostar.

Reivindicamos que o turismo amoroso seja reconhecido e ocupe o destaque que lhe é devido, afinal, nenhum outro segmento é capaz de fazer com que o turista antecipe férias, atrase a hipoteca da casa, o financiamento do carro, brigue com a família, com o chefe e muito mais, para viajar longos caminhos única e exclusivamente por alguns dias de felicidade.

O turista amoroso não mede distâncias, nem meio de transporte, tampouco se importa com o café-da-manhã servido no hotel barato, para ele não existe alta ou baixa temporada, e todo dia será de praia cheia e cerveja gelada.

Nada de turismo cultural, afinal, o turista amoroso tem seu próprio monumento, sua esfinge egípcia, seu museu com caráter futurista, ele tem seu próprio ritual, seja em Macapá ou em New York.
Ele é a personificação da ganância por proximidade, sem planejamento algum se dispede das deusas webcams sem resolução, dos MSN’s e das tarifas absurdas do interurbano, e vai à busca do “ao vivo e a cores”. Camões nem sonhava com internet ou trem-bala, mas sapecou de lá essa verdade: “o amor é um fogo que arde sem se ver” e arde até mesmo a longas distâncias.

6 comentários:

  1. O Governo do Estado do Amapá acaba de divulgar umas rotas e tarifas especiais para apaixonadas acreanas...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, ainda não tinha parado pra pensar! Nem Camões tinha né... ou tinha, vai saber!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente sinto na pele esse lance do amor arder a longa distância. :S
    O duro é conseguir convencer nossos chefes que dividir as férias é por uma ótima causa!

    ResponderExcluir
  4. O amor é algo que não podemos definir, mas é por amor que chegamos a alguém e dizemos Eu Te Amo!
    E mesmo não conseguindo tal definição saímos nessa busca intensa, sem medir esforços, nem impor barreiras no que acreditamos, no que queremos e isso nos leva pra qualquer lugar, seja no começo, no fim ou até mesmo no meio do mundo. Estão convidados, sejam bem vindos a Macapá!!!

    ResponderExcluir
  5. Ei Helder!!! Nem vi essa tarifa não!!! Ah ta, vc disse acreanas apaixonadas, o que não é o meu caso! kkkkkkkkkk.... A vida é muito cura pra ficar economizando!!! E Ulisses, pq tu não escrevia assim qdo trabalhava na FGB? kkkkkkkkkkk, muito bom, bom mesmo...Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ah! ja Tinha os mestres Giselle e Helder, desnecessário... hahaha valeu! ;)

    ResponderExcluir