quinta-feira, 25 de março de 2010

Perfect tunes


É engraçado como ligamos certas coisas ao amor, não é? Coisas físicas no caso. Há essa necessidade de ligar esse sentimento a uma carta, um colar, uma comida especifica, determinada música, um filme, um jogo, ou qualquer outra coisa que nos faça lembrar “aquela pessoa”. Nós sempre convivemos com essas coisas, mas é só depois “daquela pessoa” que ela torna-se um marco, algo importante. Antes, era apenas mais uma das várias coisas que vamos juntando e perdendo pela vida.

Eu sempre acabo ligando alguém a uma música. Sempre. Pode ser um música que marcou o relacionamento, ou que a letra lembre aqueles dias, mesmo tendo ouvida depois de toda a história. Um exemplo é aquela música dos Tribalistas, que tocada naquela novela das oito, qual o nome mesmo? Velha Infância!

Quando ouvir essa música pela primeira vez eu já tinha terminado o meu namoro, mas foi impossível não fazer a ligação da letra com a história do meu relacionamento, e mesmo ela nunca tenha tocado durante os meses em que eu e meu ex estivemos juntos, eu decidi que aquela seria “a música”. Não tinha como ter outra, a história era aquela mesma.

E assim foi You Know I’m Not Good da Amy Winehouse, Hey Jude dos Beatles, Nude do Radiohead e, mais recentemente, Heartbeats do Jose González. Não tem jeito, as músicas me tocam de uma forma, que não tem como remeter. Mas da mesma forma que vocês vai superando os relacionamentos, também vai superando as músicas. Pelo menos é assim comigo.

No começo, eu nem sequer podia ouvir Velha Infância. Começava a tocar, eu mudava de estação. Simplesmente não estava pronta para a enxurrada de sentimentos e lembranças que ela me provocava. Depois eu superei, e agora posso ouvi-la com a deliciosa nostalgia de um relacionamento que foi bom, teve suas falhas, terminou, mas deixou boas lembrança e essa deliciosa música como trilha sonora. Assim foram Amy e Radiohead. Sem traumas. Lembranças, e só. Quanto ao Jose González, acho que vou continuar evitando a pasta com o CD dele no meu computador por mais um tempinho.

3 comentários:

  1. Música tem cor, cheiro, textura e afins, né? Faz da retina uma tela de cinema. Parabens pelo texto, Veri. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mto bem Very! Realmente a música liga intenções. será q n tem alguem hora dessas no "repeat" com Jose González? hehe
    Legal tb é qnd o bar toca a trilha do Momento: (aplausos pro mercado velho). ;)

    ResponderExcluir
  3. Lindo e real, parabéns pelo texto!
    beijosss

    ResponderExcluir