terça-feira, 23 de março de 2010

Dicionário da mulher – Verbete: Cozinha

Animal homem é bicho melindrado e invejoso. Nós queremos porque queremos fazer uma ocupação indevida de algumas das graças que de origem e de direito são dos motivos de orgulho para o Criador: las mujeres. Entendo que numa leitura dinâmica, mas sem atenção nas sutilezas de minha argumentação, os visitantes da Confraria possam se deixar enganar e classificar este escritor meia-sola como um machista desprezível. Um dedo de compreensão é o que peço em minha defesa.

Vou mandar na lata onde é que o macho veste a carapuça do mal de Caim: a sensualidade da mulher na cozinha. Antes de desferir o elegante tapa que só os insolentes recebem de uma fêmea, novamente rogo por vossas atenções para este raciocínio. O homem tenta, mas nunca atinge os níveis de encantamento que só uma donzela alcança no preparo do alimento nosso de cada dia.

Não há e nunca houve na história desse planeta, algo mais lascivo que uma senhora dominando com aquele ar professoral as misturas de temperos, tempos de cozimentos, quebra de ovos e velocidades de rotação de colheres em busca da batida perfeita. E nem mencionei a pitada de tempero que ela adiciona à beleza deste momento: sereias que cantam na cozinha. Já presenciei momentos assim e confesso que minha libido borbulhou tal qual o molho de tomate que acompanharia a macarronada.

Vejo uns varões sem-vergonhas, nessas comparações imbecilóides entre mujeres y hombres, insinuarem que os maiores chefes-de-cozinha são do nosso gênero. É difícil precisar se é inocência ou só ignorância de fato... A gente ocupa um status de mentira, pois a sapiência gastronômica é delas. Minha senhora, não caia no papo das revistas Cláudias da vida. Homem no altar alimentício não é sexy, ou pelo menos não em vossos níveis.

Em letra nenhuma pretendi embasar a máxima tola que “lugar de mulher é na cozinha”. Pelo contrário. Se você é um cabra respeitador e inteligente como este romântico, peça licença para se qualificar, vá correndo para o fogão, pegue o livro de receitas da sua avó querida e aprenda o ofício da culinária. A obrigação de cozinhar é nossa.

Mas calma, existe uma cláusula no contrato entre os sexos opostos que diz: “a mulher só pode ir para a cozinha se assim quiser. A obrigação é do homem. Mas se assim a generosa fizer, agradeça e aprecie com atenção.” Um dia, se mantendo na linha, o chegado pode ganhar ese regalito de su amada. Só não esqueça de contemplar esse momento e se dispor para a tarefa de cortar as lacrimosas cebolas, meu caro.

6 comentários:

  1. Só o helder para fazer uma prática usada muitas vezes para o preconceito (o típico lugar de mulher é na cozinha) se transformar no mais maravilhoso elogios.

    Mas definitivamente, você ainda não provou a minha comida, para afirmar com tanta certeza que mulher sempre cozinha melhor que o homem. No caso, acho que apenas sabemos fazer com mais beleza e graciosidade.

    ResponderExcluir
  2. Só vou pra cozinha em caso de extrema urgência, como dar apoio enquanto os amigos matam a fome ou quando é necessário fazer uso do fogão para salvar minha própria vida. Mas no campo da sedução e conquista vale tudo...

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito bom o texto.
    E ahh.. e vc não vê graça em homens que cozinham pq vc é um deles. Eu, por outro lado, acho muito charmoso ver um homem cozinhando. A delicadeza e a sensualidade emanada pela mulher, claro, é relativa. Mas eles têm lá sua graça.
    E como uma admiradora de homens q sacam de gastronomia,admito o fato de que super me aproveito de não saber nada de cozinha...
    uhuhuh

    ResponderExcluir
  4. Muito bom meeesmo meu caro!
    Estilo bem original e sagaz!

    ResponderExcluir
  5. Hummmm, eu não acha nada sensual cozinhar. rsrs! Só o faço porque é o jeito mesmo! Mas o texto não deixa de ser ótimo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, mas concordo plenamente com a Clara, vc não vê graça pq não gosta de homem, mas para nós tê-los na cozinha é algo encantador.

    ResponderExcluir