quarta-feira, 31 de março de 2010

Cantadas Baratas!

Bem leitores, vou usar o termo de outra colega do blog, e escrever um texto mais "sincerista", um diálogo mais olho no olho, pois o tema apesar de corriqueiro nos remete a questões sérias, como divisão de classes, Marx, o capital, e outras cositas más, então prepara o tira-gosto e a cerveja gelada e vamos bater um papo de boteco.

Recebi um elogio (por este blog) recentemente (valeu Maíra), que dizia mais ou menos assim: "A vantagem de vocês saberem escrever, é que não usam cantadas baratas para conquistar as mulheres".

Nesse instante pensei: está tudo errado! A idéia, por mais que estudemos a escrita freqüentemente, não é de parecermos seres iluminados, detentores dos argumentos filosóficos, manipuladores de informações para autopromoção.

A Academia Acreana de Letras não nos quer, nós não queremos a academia, estamos nessa por hobby e o sonho de um dia vender mais livros que o Paulo Coelho, isso mesmo, aquela "cantada barata" dentre os "enjoados" da literatura.
O blog nasceu com a promessa de ser romântico e não-piegas, e nem sempre temos conseguido, sei de casos de integrantes que devoram todas as letras de Reginaldo Rossi antes de escrever para este canto de letras.

E ainda assim, a leitora nos coloca em confronto com o que há de mais sincero, mais humano, apesar da pobreza de linguagem, a tal da "cantada barata". É verdade que "Psiu" e "Ei, gatinha" são mais batidos do que roupa de brechó, mas diga lá moça, apesar da sua careta de reprovação, faz bem pro dia, não faz?

Notem, se o pedreiro na obra fizer o "psiu" ou o "Ei, gatinha..." terá nascido do mais profundo desejo de elogio, guarde, receba mesmo que seja como aquele presente de amigo oculto de R$2.99 com todos da firma. O que vale é a intenção, de verdade, ele jamais falaria pra outra que não fosse "gatinha".

Mas atenção, defendo apenas parte da classe dos "cantadas baratas": aqueles que por conseqüência de uma vida de trabalho não puderam estudar o suficiente e aprender todas as possibilidades que a língua tem para transmitir sentimentos. E isso nada tem haver com os "playboys" que saem por aí arrotando a sabedoria de notas pagas, e que no fim das contas não dizem nada além de "Psiu, Ei gatinha..."

Apesar da grande mudança nas relações, a obrigação da abordagem continua com o homem, e argumento agora com todas as mulheres leitoras desse blog, para que reflitam: por trás de uma cantada barata, pode haver uma serenata de grande valor. Tim-Tim.

6 comentários:

  1. Ulisses parabéns pelo seu texto!!Gosto do jeito que escreve. Adorei mesmo.abraços

    ResponderExcluir
  2. hahahahahahaha...
    adorei =*
    parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  3. hehehehehe. Diga não às cantadas baratas. Dá pra ser romântico sem ser piegas??? Eu não consigo. rsrs.

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  4. Dizem q existe uma cantada chamada: Assobio do gavião guerreiro. Parece q no passado chegou a causar guerras! As mulheres não resistem! kkk
    Sempre uma boa Leitura, massa!

    ResponderExcluir
  5. Poderia ter ganhado R$ 20,00!..
    heuheuheuheu :p

    ResponderExcluir