segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A paixão da mulher “moderna”*


Ele destrói suavemente toda essa cara de blasé, de “tô nem aí pra você”. Os olhos ficam moles, o sorriso mais fácil ainda. Dá uma vontade de se ajeitar, quem sabe passar um pó compacto. Uma vaidade misturada com insegurança. Boba, fala um monte de asneira. Fica envergonhada depois. Mas aí já era. E o pior é que ele ri, como se enxergasse algum tipo de beleza nisso. Essa coisa de paixão acaba com a mulher moderna. A palavra-voz vindo de uma mulher moderna apaixonada às vezes é desastrosa. Em vez de trabalhar, ler um livro de filosofia, a mulher moderna apaixonada se iguala a uma adolescente, perdendo seu precioso tempo lembrando-se dele, sonhando, suspirando de saudade. A mulher moderna apaixonada fica mais de 30 minutos tentando escrever um e-mail bonito, que faça com ele ache ela ainda mais interessante. A mulher moderna apaixonada compartilha com ele algumas de suas secretas inseguranças. A mulher moderna apaixonada responde os torpedos dele com poesia, poesia que ela tenta fazer. E o pior, a mais condenável das atitudes, a verdadeira derrota da mulher moderna sob o efeito da paixão: ela começa a ler sobre o campeonato brasileiro e até cogita a possibilidade de torcer pro time dele.

*Texto da amiga e fotógrafa Talita Oliveira.

6 comentários:

  1. Por essa última, eu, vascaína por hereditariedade paterna e apaixonada por um tb vascaíno, sempre passo por 'Maria-vai-com-o-outro', vide o estereótipo. Aceito conformada, porque estou à salvo desta, mas tenho escondida uma lista de outras derrotinhas pessoais ao meu título de mulher moderna. Falar asneira por nervosismo ou elaborar escritos é de praxe! k

    ResponderExcluir
  2. Adorei e me identifiquei muito... gostei tbm do toque de humor no final! Parabéns a autora.

    ResponderExcluir
  3. hahaha, adorei! me identifiquei muito. E admito que eu, que detesto futebol, já me obriguei a assistir alguns jogos de um certo time de futebol.

    Adorei o texto Talita, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Talita e só confirma que a mulher moderna é igual àquela parente pré-histórica. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Arengo até a última gota pra que tu continue a escrever por aqui, Talitex. Sobre a qualidade do texto, mando aquele chato/profético: eu já sabia!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, Talita! Vc como fotógrafa, tira fotos e escreve muito bem. rs... Beijos e parabéns, galera, pelo blog!

    ResponderExcluir